sexta-feira, 7 de maio de 2010

Origem das Marcas Esportivas 3.





A origem da SPEEDO remonta à chegada do imigrante escocês Alexander MacRae, então com 22 anos, em Bondi Beach, na cidade Sydney, em 1910, quando este, vindo de uma pequena vila de pescadores de Loch Kishorn, montou uma pequena empresa manufatureira de roupas íntimas, a MacRae Hosiery. Em 1914, ampliou a linha de produtos de roupas íntimas para roupas de banho, mudando também o nome da companhia para MacRae Knitting Mills. A maior procura por roupas de banho, no entanto, só aconteceu a partir da década de 20, devido a atitudes mais liberais em relação a lugares públicos mistos, à popularidade das praias da região e da aceitação da natação como um esporte. Com a aceitação das roupas de banho e a criação do modelo de “maiô”, MacRae achou que havia chegado o momento da empresa mudar de nome.
Speedo+5.jpg (image)[Speedo+5.jpg]Em 1928, foi promovida uma competição entre os funcionários para definir um novo nome para a empresa. Foi nessa época que o capitão Jim Parsons criou o slogan “Speed on your Speedos” (algo como acelere em seus Speedos), dando o novo nome para a empresa: SPEEDO. Começou a construir seu sucesso e imagem em torno da grande paixão do povo australiano pela natação e estilo de vida intimamente ligado à esportes aquáticos. A marca foi um sucesso imediato, principalmente quando o nadador sueco Arne Borg, um campeão mundial no esporte, utilizou um dos produtos racerback da SPEEDO para quebrar o recorde mundial na piscina, iniciando a reputação da marca de ser líder mundial em roupas de alta performance para esportes aquáticos. Entre os anos de 1930 e 1940, a SPEEDO predominou no mundo da natação competitiva com um crescente número de atletas optando por usar produtos da marca. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa destinou 90% de sua produção para as forças armadas, fornecendo artigos vitais, assim como rede para mosquitos. Logo após o término do conflito, a SPEEDO não demorou muito para se recuperar, inaugurando uma nova fábrica para suprir a crescente demanda. Trajes de banho femininos de duas peças apareceram pela primeira vez, mas não eram considerados decentes para a época. Na verdade os biquínis da SPEEDO foram banidos das praias australianas por inspetores. Os jogos Olímpicos de 1956, disputados em Melbourne, foram fundamentais para a marca, que vestiu a equipe australiana de natação com seus produtos esportivos. Em uma semana de competição, a equipe australiana, liderada por John Devitt e Dawn Fraser, conquistou oito medalhas de ouro, alçando o nome SPEEDO ao topo do pódio e tornando a marca famosa em todo o mundo.
-

-

Origem das Marcas Esportivas 2.


"patrocínio de diversos times, atletas, confederações, comitês e eventos esportivos."


A Olympikus, é uma marca de calçados e artigos esportivos do Brasil pertencente ao grupo VULCABRAS-AZALEIA.


A história da Olympikus inicia em 1975, quando surgiu o seu primeiro tênis: um dos primeiros modelos em couro do Brasil. Pouco tempo depois, as marcas esportivas internacionais começaram a entrar no Brasil e a Olympikus passou a disputar nos campos tecnológico, publicitário e mercadológico o espaço com estas empresas.
Como resultado da maior associação com o esporte a Vulcabrás decide produzir novas linhas de vestuário com a marca. Em 1996, a Olympikus deixa de ser apenas uma marca de tênis e a marca passa a vir estampada em diversas peças de vestuário esportivo, como camisetas e mochilas

Origem das Marcas Esportivas.


‘Umbro’, um nome comercial usando as letras de Humphreys Brothers.

Harold Humphreys

A história da Umbro começa com a história de um homem: Harold Charles Humphreys. Nascido em Mobberley, Cheshire em 31 de janeiro de 1902, Harold cresceu com seu pai, um decorador de Lancashire, e sua mãe Minnie, que provinha de Staffordshire. A família mantinha uma pequena loja e comércio de bebidas, e mais tarde um hotel local.

Harold sempre se interessou por esportes e negócios, desde a época em que ganhava uns trocados como caddy de golfe – ganhando 7 pences antigos por dia mais 3 pence adicionais se o jogador estava generoso – e assim foi uma extensão natural entrar no negócio das roupas esportivas.
Nessa época de pós-guerra, a Grã-Bretanha passava por um período difícil e triste, sofrendo com depressão e com greves gerais. Entretanto, o esporte estava crescendo, tornando-se um entretenimento popular através do qual as pessoas poderiam se divertir e esquecer suas preocupações. E assim havia uma demanda constante por roupas esportivas, e a pequena empresa de Harold cresceu. Ele começou com moças “domiciliárias” costurando camisetas em suas casas à noite quando o restante do trabalho diário estava concluído. Numa boa noite, cada mulher podia produzir 12 camisetas.
Em 1924, aos 22 anos, Harold decidiu que deveria entrar no mercado atacadista. Ele se juntou com seu irmão, Wallace Humphreys, e registrou a companhia sob o nome ‘Humphreys Brothers Limited’ no dia 23 de maio. As roupas que produziam eram etiquetadas ‘Umbro’, um nome comercial usando as letras de Humphreys Brothers.

Esse trabalho árduo parece ter valido a pena. Na época em que Harold faleceu, a Umbro era uma grande empresa com múltiplas fábricas produzindo roupas esportivas que eram vendidas e usadas por todo o mundo.